Cinquentenário

Não sei por onde vou, sei que não vou por aí

José Régio, homem dedicado à escrita mas também às artes e ao ensino, deixou uma obra e um legado incontornáveis, mantendo uma atualidade de questões que urge introduzir no discurso presente.

O grupo de trabalho, que ao longo dos quase dois anos de programação (até dezembro de 2020) será responsável pela criação e divulgação de um vasto programa de evocação da vida e obra de José Régio, tem o propósito de evocar a sua memória e ampliar o reconhecimento público da vida e obra de uma figura ímpar da cultura portuguesa.

José Régio
José Régio

Para cumprir esta visão, importa dar a conhecer a novos públicos, aos mais jovens e ao País, a vida, a obra e o legado de José Régio, através de um programa de atividades vasto e multifacetado que agora se inicia e que decorrerá até dezembro de 2020, com cariz nacional e local.

Pretende-se que esta evocação da memória de uma figura tão importante da cultura portuguesa perdure no tempo e que mantenha um papel ativo na sua divulgação e reconhecimento a nível nacional e internacional.

A organização do projeto e programa evocativo dos 50 Anos da Morte de José Régio nasce da cooperação entre diversas entidades institucionais como o Ministério da Cultura, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Direção Regional de Cultura do Centro, a Direção Regional de Cultura do Norte, os Municípios de Coimbra, Portalegre e Vila do Conde, tendo como parceiros o Centro de Estudos Regianos e o Instituto Politécnico de Portalegre.

José Régio
Projeto Evocação José Régio

Um projeto, uma imagem, diversas entidades

De forma a criar uma identidade una a este projeto de evocação nacional de José Régio, foi desenvolvida uma imagem gráfica para representar o projeto transversalmente em todo o País, reforçando a colaboração do grupo de trabalho e todos os seus parceiros.

O programa tem diversas iniciativas de cariz nacional e local, onde se incluem:

  • – Exposições
  • – Espetáculos – teatro, música, cinema, performance
  • – Conferências
  • – Régio na Rua – conjunto de iniciativas de rua
  • – Régio na Escola – conjunto de iniciativas de envolvimento da comunidade escolar
  • – Publicações – lançamentos editoriais, destacando-se a reedição de 15 títulos da obra do autor e o lançamento de uma Agenda Perpétua de José Régio.

A organização convida todas as pessoas e instituições a  juntarem-se a esta evocação contribuindo para a divulgação da obra e legado de José Régio em todas as suas formas.

Comments are closed.

Cinquentenário | José Régio | Evocação dos 50 anos da sua morte